Aprenda a evitar os piores erros de atendimento ao cliente


Aprenda a evitar os piores erros de atendimento ao cliente

Mesmo que você ofereça produtos incríveis em um ambiente acolhedor, sua loja terá poucas chances de sucesso se você cometer muitos erros de atendimento ao cliente.

E, para isso, é preciso orientar devidamente sua equipe. Pensando nessa questão, no post de hoje apresentamos os cinco piores erros de atendimento ao cliente.

Continue a leitura e garanta que sua equipe não cometa nenhuma das atitudes abaixo!

Os maiores erros de atendimento ao cliente:

Deixar o cliente esperando

O cliente que entra em sua loja é prioridade absoluta de atendimento. Quando você perceber um cliente claramente precisando de auxílio ou que ainda não tenha sido atendido, outras demandas devem ser deixadas para depois.

É claro que organizar o inventário, manter a loja arrumada e guardar cada coisa em seu devido lugar são muito importantes para o dia a dia da loja — mas o cliente está ali, naquele momento, e precisa ser prioridade.

Quando o consumidor percebe um funcionário por perto que não está lhe dando a mínima atenção, fica irritado e desconfortável na loja. Se você não conseguir atendê-lo no ato, demonstre que você percebeu a sua presença e que o atenderá o mais rápido possível.

Pequenas atitudes como essa podem fazer com que o cliente não se sinta desconfortável, mesmo que você demore um pouco para dar-lhe atenção.

Dica: Saiba fidelizar clientes no mercado de moda

Não ser cordial e simpático

A simpatia é uma das chaves para um atendimento de qualidade. Se o funcionário for excessivamente incisivo, focando apenas no objetivo final da venda, o cliente logo perceberá — e tratará de sumir da loja rapidinho!

Portanto, seja educado, cordial e gentil. Dessa forma, o cliente se sentirá à vontade para pedir ajuda, tirar dúvidas e falar honestamente com você.

E, o mais importante, se sentirá bem recebido e tratado na sua loja — o que, além de garantir uma venda, também fará com que ele queira recomendar a loja para seus amigos e familiares. 

Não resolver o problema do cliente

Esse é um dos piores erros de atendimento ao cliente. Se o cliente tem uma dúvida sobre a loja e você não consegue esclarecê-la, então quem poderá fazer isso?

Não há problema algum em admitir que você não tem uma informação específica — isso é, inclusive, muito melhor do que falar algo errado para o cliente. Mas, se você não sabe, deve ir atrás de outro funcionário até esclarecer a situação e resolver o problema.

Se o cliente chegou até você com um problema, é porque quer resolvê-lo, não é mesmo? Deixá-lo sair da loja sem solução é, portanto, decepcionante e desencorajador.

O cliente não terá inclinação alguma para voltar a fazer negócios com você, pois já passou por uma experiência extremamente negativa na loja. Portanto, escute-o com atenção e faça de tudo para resolver o problema do cliente.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e sabemos o que sua loja de roupa precisa fazer para vender mais. Clique no banner e confira!

banner blog

Prometer algo que não pode cumprir

"Fazer de tudo para resolver o problema do cliente", entretanto, definitivamente não inclui falsas promessas.

O cliente quer soluções — uma falsa promessa apenas adia o momento da decepção. Afinal, mais cedo ou mais tarde, ele obviamente descobrirá que a solução milagrosa que você prometeu não é possível.

Quando você não souber o que fazer ou não tiver as informações necessárias para solucionar algo, volte-se a outro funcionário ou a um superior. Não tenha medo de pedir ajuda.

O cliente não verá problema algum nisso, desde que uma solução seja alcançada.

Se irritar com reclamações

Você pode estar atendendo um cliente que já passou por uma experiência negativa na loja ou que, simplesmente, não está no melhor de seus humores.

O fato é que você ouvirá, sim, comentários negativos — justificados ou não! — e deve saber lidar com eles. Você pode oferecer uma solução ou alternativa, mas jamais negue ou defenda-se do comentário.

Isso soará condescendente e rude para o cliente — não leve a reclamação para o lado pessoal. Seja paciente e não demonstre irritação ou frustração com o consumidor — por mais difícil que ele seja, é sua missão oferecer um atendimento de qualidade.

E então, pronto para eliminar esses erros de atendimento ao cliente da sua loja de forma definitiva?

Para mais posts como este, assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente em seu e-mail!




Por
22/07/2016

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


Assine nosso blog

Assine nosso blog