Como usar as redes sociais no marketing de lojas?


Como usar as redes sociais no marketing de lojas?

O número de pessoas conectadas e que acessam diariamente as redes sociais não para de crescer. Elas deixaram de ser uma moda passageira há tempos e se tornaram uma importante ferramenta de comunicação e informação, tornando-se assim uma excelente ferramenta para marketing de lojas.

Quando falamos de negócios, está mais do que provado que as redes sociais são um componente essencial do marketing de lojas para divulgar produtos, gerar leads - que são pessoas que têm interesse em algum produto ou serviço oferecido pela sua empresa - estreitar o relacionamento com clientes e, claro, efetuar vendas.

As redes sociais representam oportunidades incríveis para o marketing de lojas. Por isso, listamos a seguir as melhores dicas de como utilizar esses canais para potencializar as vendas da sua loja. Confira!

Dica: Leia também nosso artigo: Redes sociais e vendas: como garantir bons resultados

1. Conheça seu público

Antes de mais nada, é muito importante conhecer quem é o seu público-alvo. Independentemente da estratégia de marketing de lojas, entender quais as motivações, os desejos e os problemas de seus potenciais clientes é vital para traçar as melhores estratégias, oferecer os produtos certos e direcionar a comunicação.

E as redes sociais são um dos melhores canais para obter essas informações! Acompanhe frequentemente as interações, as respostas e os comentários de seus seguidores para entender quem eles são, seus gostos, preferências e estilo de vida. Use esses dados para conhecer a fundo seu público e construir personagens semi fictícios, chamados de personas, em cima dos perfis traçados.

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2. Ofereça exclusividade

A maioria das pessoas que acompanham marcas nas redes sociais querem receber informações em primeira mão. Por isso, é muito importante definir uma estratégia de conteúdo e de comunicação diferenciada para as redes sociais.

Pense em quais novidades você pode contar para seus seguidores antes de divulgar em outros canais e em como oferecer conteúdos exclusivos. Você pode, por exemplo, divulgar os bastidores das fotos do catálogo da nova coleção, mostrar algumas peças com exclusividade, divulgar dicas de moda de uma estilista ou falar sobre a próxima tendência de moda masculina.

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3. Faça promoções

Ainda seguindo a dica de oferecer conteúdos exclusivos para seus seguidores nas redes sociais, outra estratégia de grande potencial é criar promoções exclusivas, que podem ou não estar associadas a datas comemorativas.

No Dia dos Pais, por exemplo, sua loja pode oferecer um cupom de desconto exclusivo para os seguidores. Ou ainda, você pode promover concursos culturais de participação exclusiva via redes sociais. Essa é uma ótima forma de aumentar o engajamento com a sua loja e fidelizar clientes.

4. Entenda cada rede

Usar as redes sociais como estratégia de vendas e de relacionamento para sua loja vai muito além de criar uma página no Facebook e fazer um post todo dia. Cada rede social funciona de uma forma diferente e possui seus próprios recursos.

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O Twitter é uma rede que nasceu com base na conversação; no Instagram e no Pinterest, o grande foco são as imagens bonitas e atrativas; o YouTube é sobre vídeos e produção de conteúdo de qualidade; já o Facebook, tem como principal objetivo entregar as histórias mais relevantes para seus usuários.

É muito importante entender como cada rede funciona e como o seu público utiliza cada uma delas. Assim, você pode aproveitar ao máximo seus recursos e criar diferentes estratégias de impacto e que gerem excelentes resultados.

5. Aumente o alcance

Mesmo adotando estratégias certeiras e produzindo conteúdos relevantes, às vezes, é difícil alcançar o seu público nas redes sociais. Por isso, é importante criar conteúdos e usar as ferramentas possíveis para divulgá-los ou criar anúncios. Você pode por exemplo, impulsionar as publicações no Facebook e Instagram e assim atingir mais pessoas. Criar campanhas dentro das próprias redes sociais, como Facebook e Instagram, tambem é uma das formas de potencializar o alcance dos materiais que você irá publicar.

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No entanto, não é só essa estratégia de divulgação que você deve utilizar. Integre ao máximo as redes sociais com outras estratégias de marketing de lojas. Sempre coloque os links para os clientes o seguirem nas peças de e-mails marketing e em seu site e, ao finalizar uma venda, informe os endereços das suas redes sociais, pedindo para que eles acompanhem as novidades postadas. Você pode ainda criar materiais para deixar nos pontos de venda físicos e divulgar as ações exclusivas e os benefícios que seus clientes terão ao segui-lo nas redes sociais, incentive-os também a tirar fotos usando seus produtos e a compartilhá-las, assim já é possível repostá-las, marcá-las e usar hashtags.

6. Relacione-se

Uma das grandes vantagens em utilizar as redes sociais como parte da estratégia de marketing de lojas é manter um relacionamento próximo com clientes e prospects.

Seja nas redes sociais, por telefone ou nos pontos de venda, o atendimento é a chave para o sucesso da sua loja. Clique no banner abaixo e saiba como tornar o atendimento da sua loja invencível!

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Aproveite! Interaja em conversas, participe dos assuntos do momento e nunca deixe de responder os comentários sobre a sua loja, principalmente se eles forem negativos.

Além de receber feedbacks valiosos sobre sua loja e seus produtos, você irá estreitar o relacionamento e aumentar a fidelização de clientes.

7. Não esqueça das imagens no marketing de lojas

O mundo da moda é sobre imagens. As pessoas querem ver as coleções, as novidades e receber ideias de looks. Por isso, é muito importante ter imagens bonitas e atrativas nas redes sociais. Trabalhar com uma marca de roupas que já produz essas imagens pode ser uma vantagem para sua loja, que não precisará se preocupar com a produção, fotografia ou design.

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Use e abuse dos recursos do Instagram e do Pinterest para divulgar os produtos da sua loja! No Pinterest, você pode criar um painel para cada coleção ou, até mesmo, dividir por temas, como looks sociais e looks esportivos.

No Instagram, vale apostar em ideias de looks, sugestões de combinações e, até mesmo, de presentes. E não se esqueça da dica sobre conteúdo exclusivo que demos mais acima!

8. Monitore sempre

Trabalhar com as redes sociais e com a internet, de maneira geral, permite com que você monitore o que falam sobre a sua loja e sobre os concorrentes. Nesse ponto, nem precisamos explicar a importância dessas informações, né?

Para um marketing de lojas adequado, é preciso acompanhar não apenas o que falam sobre a sua loja, como também as publicações e as estratégias de seus concorrentes. Dessa forma, você conseguirá avaliar como anda o mercado e como detectar brechas para obter diferenciação.

Outra dica é selecionar alguns de seus seguidores mais influentes ou mais ativos nas redes sociais e acompanhar o que eles falam. Além de criar uma aproximação, é possível colher algumas informações que podem ser utilizadas em ações de relacionamento, como suas datas de aniversário e gostos.

Imagine mandar um presente surpresa na casa de um de seus seguidores? Com certeza, você ganharia muitos pontos com ele e ainda geraria uma repercussão positiva e espontânea sobre a sua loja nas redes!

9. Escolha o conteúdo certo

Por fim, mas não menos importante, é preciso escolher o conteúdo certo, para o público certo, na rede certa. Tenha em mente que é muito chato e pouco interessante você ficar o tempo todo promovendo seus produtos e falando apenas da sua loja.

Invista em conteúdo que seja relevante para seus clientes e que tragam informações exclusivas e de grande valor. Lembre-se das características de cada rede social e de todas as informações que você vem coletando sobre seus clientes para criar conteúdo e materiais cada vez mais relevantes.

A combinação e a manutenção de todas essas dicas farão com que a sua loja obtenha destaque nas redes sociais, aumente as vendas e fidelize clientes!

Gostou desse post e está pronto para começar a pôr tudo em prática? Então, compartilhe o nosso post nas suas redes sociais e comece a implementar nossas dicas ainda hoje!




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23/03/2018

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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