Como e quando devo fazer liquidações?


Como e quando devo fazer liquidações?

Com as vendas do varejo em declínio dada a situação econômica do país, muitos lojistas têm visto a necessidade de fazer liquidações para tentar recuperar o volume de vendas que não foi alcançado.

A palavra “liquidação” tem um efeito praticamente automático entre os consumidores, especialmente em tempos de crise na economia e renda mais curta. O apelo funciona porque gera um senso de urgência. Ao ter esse sentimento atendido, o cliente pode sair tão satisfeito a ponto de comentar e indicar a loja para muitos outros.

Para ajudar você a perceber em que momento deve promover uma queima de estoque e como proceder para a ação ser um sucesso, elencamos algumas dicas e orientações para você fazer deste um momento lucrativo e ter mais sucesso nas vendas. Acompanhe!

Invistir em atendimento também faz toda a diferença para manter as suas vendas sempre bem. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo para elevar o seu atendimento à um diferencial competitivo!

Atendimento invencível: faça clientes retornarem à sua loja e fidelize mais

Planeje antes da fazer liquidações

Esse tipo de ação promocional, na maioria das vezes, é feito com o objetivo de zerar os estoques com a saída de produtos que estão encalhados ou que já saíram de linha.

Mas atenção: para justificar o esforço da liquidação e evitar que a ação resulte em um amargo prejuízo, é importante organizar cada etapa dentro da loja e preparar sua equipe de atendimento.

Defina um objetivo claro para sua campanha e tenha total controle do estoque para mensurar os resultados de vendas após o termino da liquidação. Feito isto, continue os passos:

  • separe e identifique os produtos que serão remarcados;
  • coloque os principais em destaque na vitrine;
  • treine os vendedor para auxiliarem o cliente na tomada de decisão;
  • estabeleça o período da campanha;
  • tenha em mente qual o público-alvo da promoção.

Invista em uma divulgação eficiente

Saber quem é o público-alvo da liquidação é importante para você traçar uma estratégia de como ele será informado da liquidação. Em pleno século XXI, algumas empresas divulgam suas ações promocionais com antecedência, com apoio de redes sociais e sites de e-commerce.

Dica: Confira também nosso artigo: Dicas para melhorar o atendimento nas redes sociais da sua loja

É importante lembrar que a liquidação precisa ter um período definido e que ele precisa estar claro para o cliente. Após o prazo, os preços devem voltar à normalidade. Uma loja que faz queima de estoque e depois mantém os mesmos preços promocionais acaba perdendo credibilidade.

Nada de “pegadinhas” com o cliente

Alguns empreendedores ainda encontram resistência por parte de clientes que não acreditam em ações promocionais como a Black Friday, por exemplo. O perigo está em tentar enganar o cliente, que hoje dispõe de tecnologias para comparar preços e verificar se a oferta é realmente vantajosa.

A melhor forma de realizar uma promoção é oferecendo um produto com a melhor relação custo-benefício. Lucrativa para ambas as partes, essa estratégia deixa tanto o cliente quanto o empresário satisfeitos.

A apresentação da oferta, seja na vitrine, seja por meio da ação do vendedor, deve fazer com que o produto pareça tão irresistível a ponto de influenciar a tomada de decisão do cliente, que precisa perceber naquele momento uma vantagem de compra.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso preparamos uma material exclusivo para você. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia com dicas para fazer sua loja vender mais!

CONSUMIDOR MODERNO

E você, já experimentou alguma ação especial e obteve sucesso ao fazer liquidações na sua loja? Que tipo de dúvidas você costuma ter na hora de organizar uma queima de estoque? Compartilhe sua experiência ou dúvida com a gente aqui nos comentários! 




Por
05/05/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


Assine nosso blog

Assine nosso blog