Como fazer a gestão de estoque da minha loja de roupas?


Como fazer a gestão de estoque da minha loja de roupas?

Todo lojista que almeja ganhar espaço no mercado e destacar sua loja da concorrência deve fazer mais do que apenas proporcionar aos clientes um atendimento de excelência. Hoje, também é fundamental organizar e controlar o estoque de forma eficiente.

A gestão de estoque de uma loja é um dos principais fatores para garantir que todos os produtos estejam sempre disponíveis para os clientes. Além disso, esse controle é essencial para organizar os itens armazenados de forma que os vendedores os encontrem rapidamente, evitando que os clientes precisem esperar muito por um produto.

Para ajudá-lo a aperfeiçoar o atendimento aos clientes e facilitar o controle e a busca pelos produtos, separamos neste post tudo o que você precisa saber para fazer a gestão de estoque da sua loja de roupas. Confira!

Dica: 5 erros dos vendedores de lojas de roupas que espantam os clientes

Classifique os produtos

O primeiro passa para gerenciar o estoque de uma loja é classificar todos os itens comercializados. Essa classificação deve levar em consideração diversos critérios, quando maior a especificidade, mais fácil será separar e escolher a disposição dos produtos no estoque.

As roupas podem ser classificadas de inúmeras formas, como, por exemplo:

Quanto mais específicas forem as categorias, mais fácil será encontrar as roupas e menor será o tempo de espera dos clientes. Logo, melhor será o atendimento.

Clique no banner abaixo e saiba como ter um atendimento invencível!

ATENDIMENTO INVENCÍVEL

Organize as roupas de acordo com a classificação

Depois de classificar todas as roupas, os lojistas devem separar todos os itens de acordo com as categorias. A organização e a estocagem das roupas pode variar bastante, podendo ser desde armários com várias repartições ou bancadas com delimitações, até prateleiras e armários com gavetas identificadas.

A organização e a separação das roupas é uma das tarefas mais importantes, pois caso sejam cometidos erros pode-se entregar aos clientes produtos errados. Além disso, a falta de organização dificulta bastante o controle do estoque.

Defina um fluxo de entrada e saída de roupas

É fundamental que o estoque da loja siga uma estrutura de movimentação das mercadorias, garantindo que a entrada e a saída dos itens siga o fluxo correto. Para a movimentação de roupas no estoque, devem-se criar procedimentos a serem seguidos pelos vendedores ou pelos estoquistas, garantindo a organização do estoque e facilitando os trabalhos.

Controle as entradas e saídas

Para realizar a gestão de estoque de uma loja e mantê-lo sempre organizado, todas as movimentações de roupas (entradas ou saídas) devem ser devidamente registradas em uma planilha de controle ou no sistema de gestão da loja.

Dica: Saiba como a gestão de estoque impacta nos lucros da sua loja

Somente registrando todos os itens é possível controlar quais são as quantidades disponíveis de cada item e determinar quando novas roupas devem ser compradas para a estocagem.

Faça o inventário do estoque

Por último, para contabilizar e assegurar quais são as roupas presentes na loja, os lojistas não podem deixar de realizar auditorias periódicas no estoque. Esse procedimento é fundamental para a confirmação dos dados registrados na planilha ou no sistema e ajuda a garantir total controle sobre o estoque.

Agora que você já sabe como fazer a gestão de estoque da sua loja de roupas, que tal continuar por dentro das melhores dicas para organizar e gerir o seu negócio? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo: estamos no FacebookInstagram e Youtube!




Por
02/05/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


Assine nosso blog

Assine nosso blog