Como identificar o perfil do cliente e ser mais eficiente nas vendas?


Como identificar o perfil do cliente e ser mais eficiente nas vendas?

Qual o principal hobby do meu cliente? Ele prefere roupas esportes ou sociais? Quais são seus hábitos? Onde ele gosta de se divertir? Quais são as suas preocupações? O empresário que busca sucesso no universo da moda masculina deve ter as respostas de todas essas questões para traçar o perfil do cliente e, claro, atendê-lo de acordo com as suas expectativas.

É nesse sentido que surge a importância de ter como aliado um software de Customer Relationship Management (CRM) — em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse recurso não só armazena e organiza os dados dos clientes, como também proporciona relatórios completos, que dão mais embasamento para a tomada de decisões.

Esse é apenas um dos mecanismos que vai te ajudar a identificar o perfil do cliente. Para conhecer outros meios e ter mais eficiência nas vendas, continue lendo este post!

Estudo do mercado

O primeiro passo para obter sucesso nessa tarefa é pesquisar melhor o seu mercado de atuação. Procure entender as particularidades desse universo e verificar quais são as projeções para o futuro.

Mas não pare por aí! Aproveite para analisar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Observe, por exemplo, quais as características que fazem determinada loja se destacar das demais. A partir disso, podem surgir várias ideias para aplicar ao seu negócio.

Dica: Conheça o perfil do consumidor de moda masculina

Pesquisa interna

Outra ação que vai ajudar a definir o perfil do cliente é realizar pesquisas internas. Crie um formulário com algumas questões e distribua para os clientes. Para tornar o processo mais prático e fácil, ofereça a opção de um formulário eletrônico.

Caso perceba uma baixa adesão, vale a pena pensar em estratégias que incentivem o cliente a participar da pesquisa. Proporcionar um desconto especial ou até mesmo conceder um mimo exclusivo, por exemplo, vai despertar o interesse do público.

Cadastros completos

Não são raros os casos de lojistas que efetivam vendas à vista e não anotam nenhum dado do cliente. Essa atitude é um erro — até porque o intuito é fidelizar o cliente e consolidar o relacionamento, o que só é possível com o contato do consumidor em mãos.

Portanto, realize o cadastro completo do cliente, incluindo idade, endereço, profissão, estado civil e, claro, número de celular. A partir de então, será possível conhecer melhor o estilo do seu público-alvo. Porém, não exagere no número de informações solicitadas, uma vez que a negociação deve ser um momento descontraído e leve, sem complicações para o cliente.

Análise do carro-chefe da loja

Quais são as peças mais vendidas na empresa? Camisas sociais, polos, regatas, acessórios ou outros? Ao ter conhecimento dessas informações, você terá uma noção melhor do estilo dos seus clientes, o que já ajuda a identificar um perfil.

Não se esqueça de apostar também no pós-venda, adotando uma postura cordial e próxima. Acredite: em uma simples conversa é possível obter dados valiosos, que não só contribuirá com a definição do perfil do cliente como também ajudará a tornar a negociação mais fácil.

E então, entendeu como identificar o perfil do cliente e ser mais eficiente nas vendas? Confira também nosso e-book gratuito e saiba como atender às expectativas do consumidor moderno em 5 passos!

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13/02/2018

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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