Como melhorar a experiência do consumidor na sua loja de roupas


Como melhorar a experiência do consumidor na sua loja de roupas

Se você parar um pouco e observar, logo perceberá que a experiência do consumidor dentro da sua loja é fundamental para alcançar o sucesso no mercado. Mas você realmente sabe como criar essa experiência positiva no seu negócio? 

Para tentar ajudá-lo a entender melhor esse conceito, vamos explicar, de forma simples e prática, o que é essa experiência do consumidor e como ela é importante para o crescimento da sua loja. Fique atento às nossas dicas e descubra como o seu estabelecimento pode se encaixar nessa tendência de consumo personalizado.

O que é realmente essa experiência de compra para o consumidor?

A preocupação com a experiência de compra é uma realidade para as lojas de varejo, porque ela excede o simples fato de uma transação comercial. A experiência do consumidor é construída por meio de toda interação que o cliente tem com a sua marca, levando em consideração a sua percepção em relação à sua marca, ao seu site, ao seu estabelecimento e aos serviços prestados.

A decoração da loja, a vitrine e também a postura dos funcionários — cada detalhe deve ser levado em conta.

O modo como as pessoas consomem determinados produtos mudou muito no século XXI. É preciso fornecer ao seu cliente um ambiente atrativo e personalizado, para que ele tenha vontade de voltar à sua loja e também de indicá-la para outras pessoas.

Esse conceito não busca uma única finalidade, mas é muito importante na hora de fidelizar o cliente, fazendo com que ele prefira ir até o seu estabelecimento, dispensando a comodidade que as novas tecnologias oferecem.

Para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, confira nosso e-book: Atenda as expectativas do consumidor moderno em 5 passos!

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Como otimizar a experiência do consumidor dentro da sua loja?

Essa é a pergunta-chave que todo gestor deve ter em mente. A experiência desejada vai variar de acordo com o estabelecimento e o público consumidor. Por isso, o primeiro passo é conhecer as pessoas que formam a sua clientela.

Existem alguns recursos que podem ajudar os gestores na hora de conseguir mais informações sobre seus consumidores: fazer pesquisas de mercado, pedir feedbacks, ter maior interação por meio de redes sociais, avaliar os resultados das promoções propostas, etc.

É possível encontrar diversas soluções para saber as preferências do seu público e, assim, ajustar a sua loja de acordo. Tudo é válido para que se possa melhorar a experiência e trazer mais rendimentos para o estabelecimento.

Confira, a seguir, duas ações básicas para melhorar a experiência do consumidor na sua loja!

Cumpra o que for oferecido pelo estabelecimento

Não dá para se preocupar só com o diferencial que o seu estabelecimento oferece — também é preciso cumprir prazos e preços que foram anunciados. Estar sempre pronto para atender e tirar dúvidas dos clientes com agilidade faz com que sua loja ganhe pontos positivos. Dificilmente uma pessoa volta a comprar em um estabelecimento que descumpre prazos ou que não entrega o produto do jeito que prometeu.

Crie um laço pós-compra com o seu cliente

Criar o hábito de acompanhar o pós-compra do seus clientes — essa prática pode ser uma boa alternativa para os vendedores no processo de fidelização do cliente. Com uma boa experiência na primeira compra, esse trabalho fica ainda mais fácil, mas é importante monitorar e saber as formas mais eficientes de dialogar com o público.

Dica: Qual é a melhor metodologia de pós-venda para uma loja multimarca?

Cadastre seu cliente com todos os seus contatos e informações. Assim, é possível contatá-lo em outras oportunidades, oferecendo novos produtos e promoções ou simplesmente informando-o sobre algo que a loja considera como informação útil ao cliente.

Existem também métodos mais sutis, como o cadastro do cliente na newsletter da loja, enviando e-mail com anúncios e promoções.

O importante, aqui, é manter uma boa relação com o consumidor para que ele lembre da sua loja toda vez que precisar de algo do seu segmento.

Agora que ficou mais claro por que é tão importante que a experiência do consumidor seja positiva dentro da sua loja de roupas, é só começar a implementar as mudanças para que o retorno seja rápido.

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12/01/2018

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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