Como um pequeno plano de carreira pode motivar seus vendedores


Como um pequeno plano de carreira pode motivar seus vendedores

Mais do que nunca, os consumidores buscam uma experiência diferenciada e exclusiva nos momentos de compra. Enquanto isso, a crescente competitividade do mercado é um elemento que força as empresas a se adaptarem e evoluírem para continuar em atividade. O resultado é a necessidade de aprimorar o serviço e o atendimento em sua loja para, assim, destacar-se em meio à concorrência e crescer cada vez mais.

Nesse sentido, é fundamental contar com uma equipe talentosa e em sintonia, pois os vendedores são a alma de qualquer loja. Para isso, você deve investir em um plano de carreira para motivar seus vendedores, mantê-los atualizados quanto às novidades do mercado e, assim, certificar-se de que a sua loja é capaz de reter os melhores funcionários!

Por meio do excelente atendimento proporcionado por eles, você será capaz de aumentar ainda mais as suas vendas. Mas como exatamente isso funciona? E como implementar um pequeno plano de carreira? É o que mostramos no post de hoje. Continue a leitura e mãos à obra!

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Alinhando os interesses da equipe e da loja

De modo geral, pode-se dizer que um plano de carreira é a maneira de a loja e de o vendedor alinharem seus interesses. De um lado, temos o vendedor, que ambiciona melhores salários, mais oportunidades e a chance de crescer na empresa. Do outro lado temos a loja, que deseja contar com vendedores especializados e altamente capacitados para oferecer uma experiência única ao consumidor.

O bem-estar na vida profissional é um assunto que está em pauta. Os funcionários buscam vagas em empresas que os respeitem enquanto pessoas e enquanto profissionais. Portanto, quando o vendedor sente-se reconhecido, aumentam as chances de que ele queira permanecer ao seu lado por muitos anos.

Aplicando um pequeno plano de carreira

Para que você possa colocar o plano de carreira em prática e oferecer oportunidades para que seus vendedores mostrem o seu melhor e possam crescer na empresa, algumas estratégias são fundamentais. Conheça-as:

Diferenciação de salário

Em uma loja, há vários níveis de cargos, mesmo entre os próprios vendedores. Mas quais são as características e requisitos particulares de cada cargo? Quais exigem mais do que outros? Ao analisar tudo isso com cuidado, será possível montar uma tabela justa de diferenciação salarial. Nesse processo, é importante detalhar os caminhos que um funcionário pode percorrer ao longo dessa lista de vagas, para que ele saiba onde pode e do que precisa para conseguir ascender.

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Comissão

Quase todas as lojas de venda trabalham com esquemas de comissão, e isso não é à toa. Mantendo seus vendedores sempre motivados a darem seu máximo nos atendimentos, a comissão é uma demonstração de que você reconhece o quão fundamental os vendedores são na hora de fechar negócio com os consumidores. Afinal, sem vendas, sua loja deixa de existir. Por isso, compartilhe os resultados dos objetivos alcançados com seus vendedores através da comissão!

Metas mensais e trimestrais

As metas são importantes para você mostrar que sabe onde quer chegar. "Temos que realizar X vendas por dia durante todo o mês" é muito mais específico — e, portanto, realizável — do que um simples "Temos que vender mais". Além disso, as metas de curto, médio e até mesmo longo prazo são maneiras de você visualizar com clareza as possibilidades de crescimento da loja e, então, entrar em ação e garantir a chegada desses resultados o mais rápido possível. Entretanto, é imprescindível que você não estabeleça metas impossíveis de serem alcançadas. Caso isso aconteça, você conquistará apenas o efeito contrário, pois seus vendedores se tornarão frustrados, desanimados e desmotivados para continuar o trabalho com a qualidade que a loja merece e que eles são capazes de oferecer.

Cursos de qualificação

Os cursos de qualificação são uma excelente forma de demonstrar para seus colaboradores o quanto você se importa com o desenvolvimento profissional — e pessoal — deles. Ao receber a notícia de que você investirá em um curso de administração, por exemplo, o funcionário se sentirá grato e satisfeito por sentir que você reconhece o potencial dele enquanto trabalhador e, portanto, está disposto a investir financeiramente em sua carreira. Dessa maneira, você ganha em retorno um profissional dedicado e inteligente, cheio de conhecimentos e novas técnicas para compartilhar com os colegas.

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O melhor é que esse valioso funcionário estará ansioso para retornar esse investimento na forma de resultados. Assim, você mantém sua equipe sempre em atividade, seja no trabalho ou na sala de aula. Cursos de qualificação são investimentos importantíssimos pois, além de demonstrarem o respeito e a admiração da empresa por seus gestores e consumidores, também oferecem um tesouro que o colaborador levará consigo pelo resto da vida.

Tempo de carreira

Estar há mais tempo na casa não quer dizer, necessariamente, que alguém é o melhor funcionário do estabelecimento. Entretanto, é importante não subestimar os vendedores mais antigos em função das novas contratações. Por isso, ao pesquisar uma vaga para um cargo superior, por exemplo, é importante considerar primeiro as pessoas que têm as habilidades necessárias e que já estão trabalhando na empresa há anos.

Se você sempre preencher posições com jovens recém-contratados, é bom ter uma "desculpa" imbatível para tal. Afinal, justamente devido à competitividade e à busca pela qualidade de vida no trabalho que mencionamos anteriormente, muitos funcionários mais novos na empresa podem mostrar-se melhor preparados do que o time de veteranos.

Investindo na sua equipe de vendas

Viu só? Montar um plano de carreira não se trata apenas de oferecer um melhor atendimento para o público externo. Trata-se, também, de uma maneira de você investir diretamente no futuro da sua equipe, o que consequentemente os inspira a darem cada vez mais o seu melhor. Assim, quem já tem destaque merecerá permanecer na posição; quem não tem, fará tudo o que for necessário para, da próxima vez, também merecer elogios.

Em comum, a vontade de voar dentro da sua empresa e de fazer parte dessa história. Gostou de entender melhor o que é e como funciona o plano de carreira para seus vendedores? Para continuar aprimorando sua gestão, assine agora mesmo nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente na sua caixa de entrada!




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28/02/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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