11 dicas certeiras para atrair mais clientes para sua loja


11 dicas certeiras para atrair mais clientes para sua loja

Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, e a dificuldade começa logo na escolha do tipo de negócio que você planeja ter. Depois de tomar esta primeira decisão, vem a preocupação de escolher um ponto de vendas adequado ao seu negócio, que tenha bom custo-benefício e permita exposição para atrair mais clientes para sua loja.

Você, enfim, cumpre os primeiros passos, consegue colocar a sua loja de roupas para funcionar e finalmente fazer as primeiras vendas. Contudo, à medida que o tempo passa, você nota que a quantidade de vendas realizadas não será a mesma todos os dias e que a variação pode comprometer as suas finanças. A saída para contornar a situação e manter as contas em dia é aumentar as suas vendas e conseguir melhores lucros.

Para conseguir um movimento crescente nos lucros, é necessário ter sucesso em cinco passos:

  1. fazer o cliente passar pela sua loja;
  2. fazê-lo parar;
  3. fazê-lo olhar a vitrine;
  4. fazê-lo entrar;
  5. fechar uma venda com ele.

Ter um bom ponto, em que haja um bom fluxo de pessoas, garante o primeiro passo, que é fazer o comprador em potencial passar pela sua loja. Mas como atrair mais clientes para dentro do seu negócio e fazê-los comprar? Aprenda com as nossas dicas a seguir!

1. Conheça o seu consumidor

Muitos empreendedores acreditam que é preciso atender às expectativas dos seus clientes para consolidar sua marca. Na verdade, o seu objetivo não deve ser cumprir a expectativa do consumidor, mas superá-la. Essa é a melhor maneira para fidelizar seus clientes. Como fazer isso? Conhecendo o perfil do seu comprador.

Quer saber como atender as expectativas dos seus consumidores? Clique no banner abaixo e receba nosso material gratuitamente!

ATENDA AS EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR MODERNO

Estude sempre o perfil do seu cliente potencial. Conversando com essas pessoas você perceberá qual é o estilo particular de cada uma, as cores e tamanhos mais procurados e o padrão de qualidade que cada uma delas espera encontrar nas roupas da sua loja. Isso trará novas ideias para o seu negócio, permitindo que você faça as adaptações necessárias. Em outras palavras, conheça os anseios e os desejos do seu público.

2. Ofereça inovação

É importante perguntar: o que a sua loja de roupas oferece de revolucionário para o público? Uma marca somente ganha força no mercado quando tem algo de diferente e inovador, fator que desperta o interesse do público, fazendo com que ele procure os seus produtos. Portanto, é preciso propor um diferencial competitivo, que nada mais é do que uma característica singular que torna a empresa única.

Quando você possui uma loja física, o diferencial ofertado pode estar na variedade das roupas, na qualidade desses produtos, nos diferentes nichos de mercados atendidos pelo seu negócio e até em um atendimento personalizado.

Se você pretende cobrar mais caro do seu consumidor para oferecer uma inovação, é preciso justificá-la. Por isso, veja cada pessoa que entra na sua loja como especial e ofereça a ela o melhor tratamento e um bom catálogo de produtos. Assim, você conquista a fidelidade do seu consumidor e ainda ganha no marketing boca a boca.

3. Aposte no marketing boca a boca para atrair mais clientes

Imagine a seguinte situação: você conhece uma loja de roupas que atende a nichos específicos de mercado, como alta costura, moda masculina ou lingeries exclusivas. Você decide frequentar a loja e se encanta com os produtos oferecidos, e por isso a indica para os seus amigos e familiares. Eles provam, aprovam e também contam para os seus próprios familiares e amigos, e logo a loja recebe uma grande quantidade de novos clientes.

É assim que o poderosíssimo marketing boca a boca funciona, uma vez que não se trata de uma marca tentando vender um produto para você, mas de um amigo indicando algo que ele experimentou e aprovou. Como podemos imaginar, essa ação proporciona mais credibilidade à empresa.

Agora que você conhece a importância dessa divulgação, volte ao item anterior e repense: o que você está oferecendo de inovador no seu negócio para atrair mais clientes? Será que os diferenciais da sua loja farão com que seus compradores comentem com terceiros e isso traga mais gente para o seu negócio?

4. Realize promoções

O preço é um fator dominante no momento em que um cliente opta por determinada loja. Portanto, realize promoções e dê descontos quando possível. Essa é uma ótima estratégia para atrair mais clientes para o seu empreendimento. Mas fique atento: o planejamento dos descontos e das promoções deve ser feito com cautela, caso contrário você corre o risco de gerar grandes problemas financeiros para o negócio.

Se os vendedores oferecem muitos descontos como maneira de fidelizar os clientes, a sua loja pode estar perdendo muito em lucro — e pode chegar a ter prejuízos graves no fim do mês. Muitas vezes, os vendedores oferecem o desconto por puro hábito, e não por insistência do cliente. Na verdade, normalmente não é preciso oferecer descontos para que uma compra seja fechada, e a melhor opção é trabalhar com preços justos.

Se você considerar, por exemplo, uma comissão de 5% para o vendedor sobre cada venda, impostos no valor de 5% e mais os custos direto de um produto, oferecer descontos pode comprometer o seu orçamento.

Imagine a situação: os custos diretos de uma camisa polo têm valor de R$ 45 e esse produto será vendido por R$ 100. Tirando-se R$ 5 de comissão para o vendedor e mais R$ 5 de impostos sobre o produto, a sua loja lucraria R$ 45 com essa venda.

Se o seu vendedor dá um desconto de R$ 10 e a camisa acaba sendo vendida para o cliente por R$ 90, em vez de lucrar R$ 45, a loja lucrará apenas R$ 36 . Portanto, somando-se esses pequenos descontos, o prejuízo pode ser grande.

Apesar de hipotética, a situação mostra que nem sempre oferecer descontos é a melhor opção para atrair mais clientes. As promoções e os descontos devem estar alinhados com a sua estratégia e datas importantes do comércio e da sua cidade para serem eficientes. Uma alternativa é trabalhar com preços justos para o consumidor e demonstrar a eficiência do seu serviço no atendimento e na qualidade do produto. O cliente se dispõe a pagar mais quando você mostra que o produto que ele está comprando tem, além de preço, valor.

5. Cuide da informação visual

A imagem que a sua marca transmite é parte essencial do processo para firmá-la no mercado e atrair mais clientes. A escolha de um visual impactante começa no logotipo, mas deve se estender ao exterior e interior da sua loja.

Se o seu objetivo é que os clientes potenciais parem, observem as vitrines e entrem, é seu dever chamar a atenção dessas pessoas. Tenha na vitrine produtos chamativos e uma fachada que atraia olhares, sempre bem iluminada e organizada.

O cuidado com a informação visual fará com que as pessoas observem melhor os produtos que a sua empresa oferece e tenham desejo de entrar e conhecer mais.

Dica: Visual Merchandising: como ele aumenta as vendas na sua loja

6. Promova o seu negócio

De nada adianta ter uma loja bem estruturada, com produtos diferenciados e pecar na mão de obra. Lembre-se que os colaboradores estão diretamente ligados ao sucesso ou fracasso da organização. Por isso, é fundamental contar com uma equipe capacitada, que veste, de fato, a camisa da empresa e busca constantemente o crescimento da firma.

Para ter um time campeão, o empresário deve investir frequentemente na qualificação profissional, isto é, proporcionar aos colaboradores cursos extras, além de incentivar a participação em palestras, seminários e encontros da área. Tal ação vai deixar a equipe mais preparada para lidar com as diversas demandas.

Além do mais, tenha em mente que o mundo está em constante mudança, surgindo a cada dia novos aparatos e tecnologias. Aqueles que não se atualizam possivelmente vão ficar ultrapassados. Por isso, é fundamental aprimorar os saberes, tornando a equipe uma verdadeira força de vendas.

É imprescindível também elaborar um processo seletivo adequado, definindo, por exemplo, o perfil ideal dos colaboradores — analista, executor, comunicador ou planejador. Assim, você conseguirá montar um time que compartilha os ideais e objetivos da empresa e, é claro, que possui as características e habilidades necessárias para realizar com excelência o trabalho, ajudando a empresa a alçar voos mais altos.

7. Crie estratégias de fidelização

Os clientes não são descartáveis — pelo contrário. Por isso, é necessário pensar em alternativas capazes de cativar o público e mantê-lo sempre fiel à empresa. É nesse cenário que surge a importância de criar programas de fidelidade, que vão muito além de um simples desconto.

Oferecer brindes exclusivos, por exemplo, mostra que a empresa valoriza a parceria firmada no decorrer dos anos. Outra estratégia útil é apostar no pós-vendas. Verifique o que o cliente achou dos produtos e também do atendimento, garantindo a plena satisfação do consumidor.

Não existe uma fórmula mágica. O importante é encontrar formas efetivas de criar laços sinceros com os clientes, fator que vai tornar o processo de negociação mais simples e fácil. Vale desde um contato personalizado até proporcionar condições comerciais exclusivas.

8. Promova o seu negócio

É claro que, para atrair mais clientes para a loja, investir em campanhas de marketing é um passo essencial. Para ser lembrado pelo seu comprador, você precisa estar onde ele está. Com a extensão das redes sociais, o alcance do marketing cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Para o empresário, essa é uma ótima notícia, pois além das redes sociais estarem presentes no dia a dia dos seus clientes, o recurso é barato e de fácil uso. Então, o que você está esperando para montar uma página no Facebook e um perfil no Instagram inteiramente destinados à sua loja?

É claro que não basta estar presente nas redes e não apresentar um conteúdo relevante para o seu cliente. Por isso, preocupe-se com a informação visual da sua empresa!

Divulgue conteúdo atrativo, peça que seus clientes testemunhem sobre o que gostam no seu negócio e faça boas conexões na rede. Use também hashtags que remetam ao seu negócio. Elas funcionam como uma espécie de filtro, que levará o seu conteúdo especificamente para quem deseja vê-lo.

Confira nosso eBook e saiba como montar uma página no Facebook para sua loja de roupas!

Passo a passo para montar uma página no Facebook para a sua loja de roupas masculinas

9. Invista no marketing digital

Como já dito, as redes sociais chegaram com tudo e contribuem com o fortalecimento da marca no mercado, uma vez que aumentam a interação e o engajamento dos clientes. No entanto, para obter resultados mais expressivos é necessário sair do tradicional e apostar também nos anúncios online. Campanhas publicitárias veiculadas na internet conseguem aumentar os leads, convertendo cliques em vendas.

Não se esqueça também de incluir na estratégia organizacional ações que englobam o Google AdWords e afins, além de utilizar técnicas de SEO, melhorando o posicionamento da empresa nos motores de busca. Mas não pare por aí, afinal, o marketing digital apresenta um leque de possibilidades!

O e-mail marketing, por exemplo, é uma alternativa plausível. Nele você pode abordar ofertas especiais da empresa ou evidenciar algum assunto relevante, que seja de interesse dos seus contatos. Não se esqueça ainda de elaborar um CTA (call to action) chamativo, que nada mais é do que uma frase que incentiva o leitor a ter uma ação perante aquele conteúdo.

Essas são apenas algumas opções. Para não ter erro, a equipe de comunicação deve compreender melhor as particularidades do negócio e, é claro, do público, traçando ações de marketing digital compatíveis com a realidade da empresa.

10. Ofereça uma experiência inigualável

A compra deve ser uma experiência inesquecível para o cliente. Ele deve se sentir confortável e satisfeito com todo o processo organizacional e também com o ambiente. Por isso, é importante apostar em ferramentas capazes de otimizar os procedimentos.

Vale a pena também investir em recursos que tornem o espaço mais harmonioso. Música ambiente e aromatização do local, por exemplo, fazem toda a diferença. A disposição das roupas também influencia na experiência. Sendo assim, não cometa o erro de entulhar as peças e os móveis. O ideal é deixar um bom espaço para circulação.

Outro ponto crucial é o atendimento. Colaboradores prestativos têm mais facilidade de conquistar o cliente e fechar vendas. Além do mais, é essencial demonstrar interesse pela negociação e saber escutar o cliente. Somente assim será possível entender as necessidades do seu público. Como diz a sabedoria popular: "temos dois ouvidos e uma boca, logo use-os na devida proporção".

Dica: Como melhorar a experiência do consumidor na sua loja de roupas

11. Utilize manequins dinâmicos

Você não quer que a sua empresa seja apenas mais uma entre tantas outras, certo? Pelo contrário: o intuito é se tornar referência, apresentando um conceito diferenciado. Nada mais sábio, então, do que sair da zona de conforto e apostar em ideia novas. Quer um exemplo? Alterar os manequins!

Para criar um ambiente descontraído e atrativo, não basta apenas mudar com frequência as roupas. É essencial utilizar novos modelos de manequins, dando preferência para aqueles que transmitem mais dinâmica para a vitrine. Utilizar acessórios, peças avulsas e até mesmo adesivos com expressões vai torná-los mais interessantes. A regra aqui é usar a criatividade para criar algo que desperte o interesse da clientela.

Com essas dicas certamente você conseguirá atrair mais clientes para loja e conquistar o tão sonhado sucesso. Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!




Por
24/01/2018

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


Assine nosso blog

Assine nosso blog