5 erros dos vendedores de lojas de roupas que espantam os clientes


5 erros dos vendedores de lojas de roupas que espantam os clientes

O atendimento ao cliente é umas das principais ferramentas para efetuar vendas e garantir uma experiência positiva ao consumidor.

No entanto, antes mesmo de entrar na loja, essa experiência pode ser afetada por vendedores mal treinados.

Nesse sentido, alguns erros dos vendedores de lojas, como abordagem agressiva e falta de paciência, podem influenciar negativamente nos resultados do estabelecimento, afastando consumidores e clientes em potencial.

Portanto, é preciso refinar seu time para alcançar um atendimento excelente e, assim, fidelizar cada vez mais clientes. Para te ajudar com esse processo, no post de hoje, citamos os cinco principais erros de vendedores de lojas.

Continue a leitura e saiba como corrigi-los!

Confira os 5 erros dos vendedores que separamos para vocês:

Abordar o cliente agressivamente

Uma pessoa está apenas passando em frente à loja e, antes mesmo de ele formar uma opinião sobre os produtos da vitrine, já aparece um vendedor para abordá-lo.

Esse tipo de atendimento é incômodo e invasivo, podendo até mesmo fazer com que alguém não queira passar nem perto do seu estabelecimento em ocasiões futuras.

Portanto, antes de mais nada, é preciso saber deixar seu cliente à vontade, mas sempre dentro do seu campo de visão.

Deixe-o olhar a vitrine, absorver todas as informações visuais da loja e começar a ter uma ideia de quais produtos são de seu interesse.

Aí, sim, é o momento de você abordá-lo e oferecer atendimento.

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Ser mal-humorado

Ninguém gosta de lidar com pessoas mal-humoradas, e muito menos de ser atendido por elas.

Alguns frequentes erros de vendedores de lojas envolvem atender de cara fechada, com os braços cruzados e apresentando qualquer tipo de mau humor ou má vontade.

Uma postura negativa por parte do vendedor no momento do atendimento é o bastante para fazer o cliente desistir da compra e procurar por profissionais mais simpáticos.

Lembre-se que o vendedor precisa atender às pessoas que entram na loja sempre com um sorriso no rosto e disposto a ajudar.

Diante de qualquer sinal de má vontade, o cliente vai embora!

Demonstrar falta de paciência

Assim como o mau humor, qualquer sinal de impaciência percebido pelo consumidor o fará sair da loja e procurar outra opção.

É preciso ser cordial e, principalmente, saber ouvir. Dessa forma, o vendedor conseguirá entender exatamente o que ele deseja e oferecer as melhores opções disponíveis na loja.

Muitas vezes, o cliente não sabe explicar muito bem o que está procurando, ou não conhece o funcionamento e os produtos da loja.

Com paciência e atenção, você pode conquistar um novo cliente de forma definitiva.

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Subestimar o cliente

Subestimar o poder de compra de um cliente apenas por causa das roupas que ele está vestindo é um dos piores erros dos vendedores de lojas.

Muitos atendentes, especialmente em lojas de roupas de grife e de marcas famosas, acabam dando pouca atenção a pessoas que eles acreditam que não tem condições de comprar nada disponível ali.

Essa condescendência e falta de atenção gera uma impressão muito negativa para os clientes, levando-os a desistir da compra.

É imprescindível que todos os clientes sejam tratados com igual atenção e qualidade, sem prejulgamentos.

Empurrar vários produtos para o cliente

Outro erro bastante frequente e incômodo para os consumidores é o hábito que alguns vendedores têm de oferecer várias opções que não tem nada a ver com o produto solicitado.

Em diversos casos, o vendedor ativamente contraria o que o cliente diz apenas para tentar fazê-lo levar mais produtos.

Para evitar esse erro, procure oferecer itens complementares ao que foi solicitado — mas sem exageros! Se o consumidor estiver à procura de uma camiseta, por exemplo, mostre a ele uma calça que combine com a peça escolhida.

Utilize as informações que o próprio cliente oferece para encontrar as opções certas para seu perfil e estilo.

Desenvolva uma cultura de atendimento ao cliente, implementando uma série de abordagens na rotina de sua loja. Investir em treinamento para seu time de vendas é essencial para aumentar os resultados e minimizar os erros de vendedores de lojas.

E então, pronto para corrigir esses erros dos vendedores de lojas e melhorar a qualidade do seu atendimento? Agora, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo!




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24/11/2016

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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