4 formas de remuneração e premiações mais efetivas em lojas multimarcas


4 formas de remuneração e premiações mais efetivas em lojas multimarcas

Não é novidade que programas de remuneração e premiações estão entre as melhores maneiras de incentivar vendedores. No entanto, também já sabemos que apenas ter um sistema desse tipo não é garantia de sucesso. É preciso ter certeza de que ele seja eficaz e sustentável.

Para ajudá-lo na criação do seu próprio programa de incentivo, elencamos algumas dicas sobre pontos essenciais, que podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Confira!

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1. Combine aspectos tangíveis e intangíveis

Pode parecer romântico, mas nem sempre o interesse das pessoas está somente no dinheiro. Existem outras motivações de ordem pessoal e afetiva, relacionadas, por exemplo, ao sentimento de pertencimento ao grupo, que, para muitas pessoas, não tem dinheiro que pague.

Combinar incentivos financeiros com outras formas de reconhecimento é uma maneira certa de aumentar o engajamento ao seu programa de incentivos e, ao mesmo tempo, evita com que seus colaboradores sejam capazes de falar apenas a “linguagem do dinheiro”.

2. Tenha o objetivo definido

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho vai estar errado. A lição, uma das mais famosas de Alice no País das Maravilhas, repetida por nove entre dez palestrantes de gestão de resultados, não pode ser esquecida pelos líderes de empresas.

No caso dos programas de remuneração e premiações, isso significa saber por que se está adotando essa iniciativa.  O objetivo é aumentar vendas, fidelizar clientes, reduzir custos, apresentar um novo produto ou serviço? E dentro dessa meta geral, qual é o seu alvo específico? Que percentagem de crescimento? Que volume de vendas?

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Ter esses objetivos claramente definidos é o que vai permitir avaliar o sucesso do programa e a definir o momento de intensificar, ajustar ou mesmo dar fim a ele.

3. Não iguale os diferentes

Estabelecer metas padronizadas pode ser um golpe mortal no engajamento proporcionado pelo seu programa de incentivos. Um time de vendedores possui, na maioria das vezes, circunstâncias e desafios diferentes.  Igualar a todos e eleger somente uns poucos, com os melhores resultados absolutos, é, além de ineficaz, injusto.

Ao estabelecer as metas do programa, leve em conta as diferenças sobre as quais o seu vendedor pode fazer pouco ou nada.  Por exemplo, a característica socioeconômica do território em que a loja fica, o momento da economia da cidade (pode ser também a do estado ou do país), diferenças de experiência proporcionadas pelos anos de casa de cada vendedor, etc.

Nesses casos, o ideal é estabelecer metas levando os históricos dos vendedores, convidando-os a superarem os próprios limites, ou estabelecer notas de corte, que possibilitem que vários deles possam tornar-se elegíveis, eliminando qualquer viés excessivamente competitivo.  

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4. Não se descuide do programa de remuneração e premiações

Lançar uma campanha de incentivo é mais fácil do que mantê-la funcionando. Para garantir que seu programa de remuneração e premiações seja estável, não se pode descuidar de sua gestão.

Para isso, garanta que o programa e seu propósito não sejam esquecidos. Lembre constantemente os colaboradores do porquê de sua existência e preste contas do que está sendo feitos e dos resultados obtidos.

Também não deixe de celebrar e oficializar as conquistas obtidas. Faça cerimônias de premiação com periodicidade definida e com o máximo de capricho que puder. A primeira condição para que as pessoas “comprem” a ideia é ver que a empresa também está levando a sério.

Ficou mais fácil planejar seu programa de remuneração e premiações, certo? Se você gostou desse texto e quer saber mais dicas sobre como fazer a sua loja vender mais e melhor, assine nossa newsletter, basta preencher com seu e-mail o campo que está no nosso blog!




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16/05/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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