Entenda como melhorar a gestão de pessoas no varejo de moda


Entenda como melhorar a gestão de pessoas no varejo de moda

Encantar o cliente é um trabalho de equipe. Quando o ambiente proporcionado pelo varejo é ruim, pressionando vendedores, os treinamentos são mal-sucedidos, desgastando a gerência, provocando alta rotatividade de funcionários, escoando recursos preciosos para o empreendimento e afetando diretamente o atendimento ao consumidor.

Uma pesquisa da LoyaltyOne divulgada em 2015 mostrou que aproximadamente metade dos consumidores tiveram problemas em suas últimas compras. 81% destes consumidores decidiram não contatar as lojas sobre o ocorrido, e 32% afirmaram que não recomendariam a loja para seus amigos e familiares.

Os dados são preocupantes, não é mesmo? Se você quer prosperidade para seu negócio, é hora de investir em políticas de gestão de pessoas no varejo. Papel e caneta na mão!

Cuide do recrutamento e seleção

O varejo é frequentemente visto como uma atividade temporária, com jornadas de trabalho pouco atraentes, que contemplam finais de semana e feriados. Por isso, é importante ter criatividade no momento da seleção, buscando candidatos em variadas fontes, como redes sociais e associações de lojistas.

Forneça condições atrativas para que estudantes interessados no varejo possam aprender com a sua loja. Atenha-se também às habilidades que o cargo exige: não diminua suas exigências porque a vaga ainda não foi preenchida! No recrutamento, gerencie expectativas, sem mentir para os candidatos. A honestidade é um valor primordial para um bom ambiente de trabalho.

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Reconheça as boas atitudes publicamente

Para desenvolver líderes em sua loja, reúna os membros de seu time para reconhecê-los pelo que fizeram de bom. Seja atencioso ao mostrar os motivos para que a ação fosse reconhecida. Quando você destaca o que seus funcionários fizeram de bom, ao invés do que fizeram de ruim, reconhecendo as boas atitudes na frente de todos, você melhora o ambiente da empresa, incentivando que todos deem o melhor de si.

Faça treinamentos com privacidade

Ninguém quer ser corrigido na frente dos colegas de trabalho, e muito menos na frente dos clientes. Agende um tempo para conversar de forma privada com seus colaboradores, longe da clientela. Dê permissão para que eles façam perguntas e demonstrem o seu ponto de vista, sem interrompê-los. Desta forma, eles têm um espaço de aprendizado e um momento para refletir nas próprias atitudes.

Vá além do salário mínimo

Se você deseja atrair os melhores vendedores, precisa remunerá-los bem. Afinal, para criar experiências encantadoras para os clientes, é preciso pensar, agir e utilizar habilidades múltiplas. Caso você tenha autonomia para isso, sugira ou providencie políticas diferenciadas de remuneração. Não elabore sistemas extremamente complexos, que dificultem o entendimento do funcionário e a alta performance.

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Proporcione um ambiente agradável

A tarefa de um gestor é treinar, encorajar e desafiar seu time. E uma das ferramentas fundamentais para formar um time harmônico e de desempenho exemplar é fazer com que os colaboradores tenham uma boa interação entre si. Incentive amizades entre seu time, promovendo happy hours, almoços e sorteios. Embora a hierarquia seja importante para a ordem do empreendimento, os funcionários não devem se sentir diminuídos diante do gestor.

Peça feedback dos colaboradores

Uma das reclamações mais recorrentes sobre maus gestores é a falta de habilidade que eles têm para escutar as pessoas ao redor. Ouvir seus colaboradores é uma maneira de avaliar a sua própria atuação profissional. Dê abertura para que eles possam se manifestar: você não precisa acatar todas as sugestões, mas é importante dar espaço para a honestidade no ambiente de trabalho.

A gestão colaborativa é o futuro da profissão. Aprimorar políticas de gestão de pessoas no varejo é uma forma de valorizar o capital humano nos negócios. Invista em estratégias que mantenham seus colaboradores motivados e capacitados para lidar com os mais diversos desafios. Sua clientela e a saúde de seu negócio agradecem!

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03/02/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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