Loja cheia? Como é possível prestar um bom atendimento?


Loja cheia? Como é possível prestar um bom atendimento?

Parabéns! O interesse em garantir um bom atendimento com a loja cheia é um ótimo sinal, pois indica disposição em desenvolver ações que mantenham o sucesso do negócio.

Vamos pensar sobre as possibilidades considerando aspectos comportamentais da equipe, o layout da loja, o planejamento e o desenvolvimento de ações que não apenas garantam um bom atendimento, mas permitam aproveitar as oportunidades que a situação oferece.

Vamos por partes!

Pontos positivos e negativos da loja cheia

Como já ficou claro, seu interesse pelo tema indica a percepção de uma oportunidade que pode se tornar um problema. É um bom exercício relacionar o que há de positivo e negativo na questão.

O aspecto mais evidente é que as oportunidades de venda aumentam. O que nem sempre é explorado é a possibilidade de utilizar a boa aceitação da loja como um indicativo de "aprovação social", um termo que faz referência à lógica de que somos persuadidos a agir de acordo com o que a maioria faz.

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Segundo pesquisas do professor Robert Cialdini, da Universidade do Arizona, 95% das pessoas estão mais dispostas a comprar um produto com aprovação social. A loja cheia é o melhor indicativo dessa aprovação, um acontecimento que pode inclusive ser registrado e divulgado posteriormente.

A parte ruim de uma loja cheia só vai ocorrer se o movimento dificultar as vendas e prejudicar a experiência de compra dos clientes, com filas exageradas, desorganização, perda de tempo e desistências. Vejamos como evitar isso.

Como prestar um bom atendimento com a loja cheia

Organize a loja de forma atrativa e funcional

Com um movimento normal muitos preferem desfavorecer o autoatendimento, pois o auxílio do vendedor pode aumentar o valor da compra, mas em uma situação de grande movimento, se o layout da loja facilitar a compra autônoma e o vendedor puder se concentrar nas situações que exijam sua presença, será mais produtivo.

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Além disso, o layout da loja deve levar em conta a questão da segurança, pois você não quer que ocorra um acidente, certo? Bancadas e pedestais com fitas que permitam organizar e direcionar os clientes também podem ajudar a preparar um layout adequado.

Planeje ações para lidar com o movimento

A necessidade de planejamento pode já estar evidente para você depois de último tópico que, basicamente, aborda o planejamento de um novo layout.

Além da nova disposição da loja, o planejamento envolve relacionar datas em que o movimento tende a aumentar, a previsão de quão maior será o movimento e um plano "B", para o caso de superação da expectativa.

Trabalhe a escassez

Em suas pesquisas, o professor Cialdini também encontrou na escassez um grande estímulo de compra, que indica que as pessoas tendem a valorizar produtos e serviços raros, disponíveis por período limitado.

Você pode pensar em alternativas criativas para utilizar o grande movimento como arma de persuasão. Algumas lojas limitam o número de clientes que podem entrar por vez em ocasiões assim. Outra alternativa é a oferta de cupons VIP.

Você pode usar cupons para estimular o atendimento personalizado em horários específicos em que sabe que o movimento será menor. Fica a seu critério oferecê-los a todos os clientes ou somente aos especiais — nesse caso, quem sabe até com hora marcada.

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Essa ação pode ser pensada com objetivos diferentes: como o atendimento VIP de clientes especiais ou como forma de estimular a distribuição dos clientes ao longo do dia, inclusive em horários de menos movimento.

Para concluir, é preciso lembrar da importância do treinamento da equipe, que deve ser preparada sob dois aspectos: o comportamental e o operacional.

Muitos vendedores se sentem descontentes com o aumento do movimento apesar da possibilidade de “engordar” o salário. Se for o caso, isso precisa ser trabalhado para que nenhum colaborador desmotivado sobrecarregue seus colegas ou atenda com má vontade.

Do aspecto operacional o vendedor precisa conhecer todos os detalhes do planejamento, ser capacitado para uma comunicação eficaz e uma abordagem adequada — mais objetiva sem ser menos atenciosa.

Gostou das nossas dicas sobre bom atendimento? Então conheça alguns fatores importantes na venda de roupas que devem ser considerados no treinamento!




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30/05/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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