Marketing no varejo: estratégias diferenciadas para sua loja se destacar no mercado


Marketing no varejo: estratégias diferenciadas para sua loja se destacar no mercado

Quem trabalha com comércio e varejo sabe que um dos desafios mais complexos do cotidiano das empresas é a realização de ações promocionais e de divulgação, que têm como objetivo atrair clientes, promover a marca e fixá-la junto aos consumidores.

Também não é novidade para ninguém que existe um ramo de atuação profissional que se empenha justamente na realização dessa difícil tarefa: o marketing de varejo. O Marketing no varejo é um pouco diferente de outras formas de marketing. Mais pessoal e democrático, ele pode ser aplicado no comércio até mesmo de maneira involuntária — basta olhar para aqueles antigos lojistas com o famoso “faro de comerciante” para saber que ali foi feito muito marketing de varejo.

Neste post, você conhecerá algumas estratégias diferenciadas de marketing para destacar a sua loja. Acompanhe!

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Abrace a tecnologia

Vamos começar falando daquilo que a sua loja deveria ter feito (se já não fez) há muito tempo: abraçar a era digital. Afinal, a internet tem revolucionado, cada dia mais, a forma de fazer marketing e o modo como os varejistas se relacionam com seus clientes. Invista um tempo para aprender um pouco mais sobre divulgação nas redes sociais, e-mail marketing, blogs, newsletter e tantas outras ferramentas disponíveis. Elas foram criadas para auxiliar no aumento da visibilidade das marcas e também são ótimos meios para interagir com a clientela.

Esteja presente

A presença do lojista é uma grande diferença entre a antiga e a nova forma de fazer negócios. Antes, esse contato era restrito ao momento em que o cliente saia de sua casa rumo às lojas. Hoje, às lojas é que vão até o cliente antes mesmo que ele saia de casa. O contato deve ser constante e estratégico, mas nunca repetitivo, desinteressante ou mal direcionado. Há quem diga que um cliente precisa ver a mesma oferta umas 7 vezes até se decidir por uma compra. Por isso, esteja presente, mas não abuse da propaganda para não parecer um feirante berrando nas redes sociais.

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Promova parcerias

Já parou para pensar que algumas lojas e marcas dividem o mesmo público alvo que você, mas sem necessariamente concorrer? Isso significa que vocês podem formar parcerias para vender produtos em conjunto, criar eventos promocionais e muito mais. Conhecer o público-alvo ajuda muito a montar estratégias de marketing, além de facilitar na compreensão do comportamento de consumo.

Premie a fidelidade

Com tantas opções no comércio local e também no e-commerce, o lojista precisa valorizar o cliente fiel. Crie planos de descontos para consumidores reincidentes e considere o uso de um tipo de cartão de fidelidade, desses que garantem descontos vantajosos para que os possui. Outra boa saída é cadastrar seus clientes e os dados importantes, como aniversários (pode ser da própria pessoa, de casamento, dos filhos, etc) para que a loja use dessas datas para conceder descontos exclusivos.

Seja criativo

Uma grande loja americana trocou as roupas da vitrine por animais para adoção e viu seu movimento explodir. Outra convidou os clientes a montar a vitrine e seu volume de vendas cresceu muito. Usar a criatividade pode ser fundamental para atrair a atenção das pessoas. Seja através de uma boa ação ou de uma boa sacada, o que importa é colocar a cabeça para pensar e usar as redes para divulgar suas ideias!

Essas são algumas das dicas que elaboramos para ajudar os lojistas na hora de criar e aplicar o marketing de varejo. Lembre-se que, como toda estratégia, o marketing também precisa de um pouquinho de estudo antes de ser implementado! Restou alguma dúvida? Gostaria de compartilhar sua experiência sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!




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23/02/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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