O que é consultoria de imagem masculina?


O que é consultoria de imagem masculina?

A moda está cada vez mais presente no universo masculino. Aos poucos, se preocupar com a forma de se vestir e de se portar tem deixado de ser um hábito apenas feminino, e os homens têm visto no estilo uma forma de alcançar o sucesso que tanto desejam, seja no pessoal ou no profissional.

Por isso, além de procurarem peças de roupas modernas e bonitas, cuidarem mais da saúde e da aparência em geral, como cortes de cabelo, barba, entre outros itens, eles também estão buscando serviços como a consultoria de imagem masculina.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre consultoria de imagem masculina e os aspectos que rondam esse universo. Continue a leitura para entender mais!​

Mudanças de dentro para fora

Quem pensa que a consultoria de imagem se trata de renovar todo o guarda-roupa está muito enganado.

Nesse serviço, o profissional tem como objetivo fazer com que o homem projete a imagem que deseja transmitir, com base naquilo que realmente é.

Todo o processo começa com uma entrevista para que o consultor entenda as necessidades e a identidade do cliente, e com isso, possa propor novos looks e novas combinações de roupas com o que ele já tem atualmente em seu guarda-roupas — tudo para passar uma imagem equilibrada.

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Com isso, a consultoria de imagem masculina consegue camuflar os pontos fracos e exaltar os pontos fortes da personalidade de um cliente, dentro do objetivo que ele deseja atingir. Vamos falar mais sobre esses aspectos ainda neste artigo, um pouco mais adiante.

Consultoria de imagem masculina

Geralmente, os principais consumidores da consultoria de imagem são pessoas do meio artístico, como músicos e atores, além de políticos, empresários e jovens profissionais em busca de uma carreira mais promissora. Para muitos deles, a primeira impressão vale ouro. Por isso, a chance de impressionar não pode ser desperdiçada.

As técnicas que a consultoria usa para conseguir esse resultado vão muito além de uma simples escolha de roupas.

Esse profissional é capaz de indicar, por exemplo, quais cores combinam com determinada cor de pele e qual modelagem de roupa valoriza mais a geometria do corpo, de uma forma bem objetiva, o que lhe cai bem e, assim, sinta mais praticidade para se vestir melhor.

Em alguns casos, a consultoria também pode ajudar a definir roupas para ocasiões especiais — como a aceitação de um prêmio ou uma reunião de negócios —, além de guiar cortes de cabelo que valorizem as feições do homem e até dar dicas de etiqueta pessoal e profissional, que fazem toda a diferença para quem deseja ter uma carreira impecável.

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Os sete estilos universais masculinos

Apresentaremos os principais estilos masculinos, mas, apesar de mostrá-los de forma definida, é importante ressaltar que os homens não precisam se identificar com apenas um deles.

Essa divisão tem o papel de apenas definir parâmetros para que o cliente tenha mais facilidade na hora de escolher um estilo que mais lhe agrada, segundo o seu perfil de preferências.

Por fim, saber esses estilos pode ser de grande utilidade para que você ofereça algumas dicas de consultoria de imagem masculina em sua própria loja, o que vai favorecer as suas vendas. Então, vamos conhecer esses sete estilos?

Elegante

Esse é o estilo de homens que gostam de sofisticação, sem abrir mão da modernidade. O estilo elegante busca manter sempre um visual impecável, priorizando os cuidados com a aparência e roupas de altíssima qualidade.

A coordenação, basicamente, é usar tom sobre tom, itens tradicionais e atemporais como a clássica camisa social branca, que pode ser utilizada em conjunto tanto com uma bermuda quanto com um terno.

Esportivo

Informalidade e espontaneidade são as palavras-chave para o estilo esportivo. Esse tipo de homem gosta de manter um guarda-roupas prático, composto por peças básicas e confortáveis, mas que, em hipótese alguma, vão deixá-lo com um aspecto de desleixo.

O estilo esportivo é versátil, ideal para quem gosta de estar sempre pronto para qualquer situação, mantendo a famosa regra do “menos é mais” e colocando o conforto acima de tudo.

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Romântico

O termo já deve remeter a maioria das pessoas à camisa polo em cores claras, não é verdade? Pois bem, o estilo romântico combina roupas leves e elegantes, como camisas tipo bata, com acessórios como chapéu panamá e sandálias de couro.

Além disso, é comum que se utilizem roupas com padrões florais, gola rolê, peças de linho em cores que não se contrastam e aparentam leveza.

Sexy

É o estilo para homens bastante vaidosos e que gostam de chamar a atenção por onde passam, evidenciando o seu corpo. Normalmente, usa-se roupas como camisetas ou camisas justas, calça jeans slim, gola V, acessórios extravagantes como cintos com fivelas grandes, relógios, pulseiras, roupas em cores chamativas e sapatos de qualidade.

Tradicional

É o tipo de homem que gosta de se vestir de forma mais conservadora e que não abre mão das marcas que consome há anos, pelo simples apego à padronização comportamental.

Prioriza peças clássicas, cores neutras e ausência de estampas. Por não gostar muito de moda, tenta evitar chamar a atenção para si.

Urbano

Esse estilo mescla padrões geométricos e detalhes exagerados nas roupas, como mangas ou golas maiores. É comum que haja contraste de cores, mas, no estilo urbano, a cor principal sempre será o preto.

O homem urbano gosta de roupas fabricadas em tecidos tecnológicos e costuma agregar valor ao visual com peças finas e elegantes, como um blazer ou um terno descontraído.

Criativo

É uma mistura de estilos, que vê nas roupas, nos acessórios e em personalizações na aparência física uma forma de expressar sua personalidade forte e única. É comum que se misturem cores, texturas e estampas de maneira original, inédita e irreverente.

Dica: Como mesclar o estilo de alfaiataria com peças casuais masculinas?

Diferenças entre consultoria, personal shopper e personal stylist

A grande variedade de serviços oferecidos pelos profissionais de moda podem confundir um pouco quem ainda é novo nesse universo. Por isso, vamos diferenciar as três principais vertentes dessa área.

Consultoria de imagem masculina

A consultoria de imagem masculina visa promover o autoconhecimento e o entendimento do sujeito a respeito da própria imagem. Ou seja, esse serviço não tem ligação com as preferências pessoais do profissional contratado para guiar o processo, mas com as melhores escolhas de roupas de acordo com o perfil do homem, suas características físicas e, é claro, com o seu cotidiano.

A consultoria de imagem masculina permite maior conhecimento dos códigos de comportamento e aparência, de modo que o homem passe a identificar por conta própria os seus pontos positivos, escolhendo um visual que valorize seu tipo físico e a imagem que ele deseja projetar.

Personal shopper

O personal shopper atua somente no momento da compra, analisando as opções com o cliente para chegar no melhor resultado. Esse tipo de profissional é muito solicitado por pessoas com pouco tempo para compras ou homens que não gostam da rotina de escolher roupas.

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Personal stylist

Já o personal stylist tem uma função parecida com a do consultor, mais focada no que é tendência no momento, principalmente se considerarmos que, hoje em dia, estar na moda é relativo e significa, acima de tudo, exercer o seu próprio gosto com total liberdade de expressão e orgulho próprio.

Como, aliada a isso, existe uma preocupação crescente de transmitir uma imagem positiva tanto no meio social como no profissional, o personal stylist aparece com o papel de, considerando as tendências, filtrar as informações e passar para o cliente o que funciona de acordo com o estilo dele, considerando sempre as qualidades visuais.

De forma simplificada, o trabalho do personal stylist é conduzir os homens ao conhecimento pessoal. Afinal, quem conhece os próprios gostos e o próprio corpo tem mais facilidade em afirmar a sua autoimagem, descobrindo um estilo que lhe agrade.

Desse modo, a pessoa consegue obter os recursos necessários para alinhar o seu visual aos mais variados tipos de situações do seu cotidiano. O que queremos dizer é que, dessa forma, é possível desenvolver uma imagem pessoal iluminada e composta por valores positivos.

O trabalho de um personal stylist é procurado por quem pretende se conhecer e alcançar os seguintes resultados:

  • aprender a projetar uma imagem pessoal positiva que contribui com ganhos exponenciais em sua autoestima e autoconfiança. Para se ter ideia, esse tipo de aprendizagem pode ajudar a pessoa até mesmo diante de uma entrevista de emprego, por exemplo;

  • desenvolver habilidades para fazer compras específicas e direcionadas, o que evita a escolha inadequada de roupas, resultando em peças paradas no guarda-roupa — e um grande arrependimento de tê-las comprado;

  • tornar o processo de escolha de roupas muito mais ágil e focado, fazendo com que se perca menos tempo nas compras.

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Para finalizarmos o artigo, vale ressaltar que a consultoria de imagem masculina é um processo mais amplo e completo de autoconhecimento e autoestima, já que trabalha de forma direta com quem o cliente é.

Além de ajudar na escolha de um estilo adequado ao seu corpo atual, alinhado aos seus objetivos de vida, um consultor de imagem profissional é altamente indicado para homens que desejam fazer uma análise mais profunda, que vai muito além do que a moda divulga nas revistas, mídias sociais e na televisão.

E você? Ainda tem alguma dúvida sobre consultoria de imagem masculina? Tem alguma experiência ou dica sobre o assunto que queira compartilhar? Então aproveite deixe sua opinião nos comentários!




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27/02/2018

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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