E-commerce e marketplace: por que as pessoas preferem comprar roupas online?


E-commerce e marketplace: por que as pessoas preferem comprar roupas online?

Não é de hoje que a internet se tornou um ambiente vastamente explorado pela liberdade e versatilidade de comercialização. Diariamente, são milhões de vendedores e compradores realizando transações financeiras sem que as limitações geográficas exerçam qualquer tipo de empecilho.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o ramo de vestuário não somente funciona no âmbito digital, como também está em um período de forte expansão comercial, já que fatores como a popularização do acesso à internet e aos dispositivos móveis têm trazido cada vez mais consumidores para essa realidade.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos por que as pessoas têm preferido comprar roupas online por meio dos e-commerces e marketplaces (lojas virtuais). Continue a leitura do conteúdo para entender mais!

Dica: Redes sociais e vendas: como garantir bons resultados

Por que os brasileiros estão preferindo comprar roupas online? 

Para se ter uma ideia, apenas entre 2016 e 2017, o comércio digital faturou aproximadamente R$ 44,4 bilhões, representando quase 7,4% de alta em comparação ao ano anterior, segundo o Relatório WebShoppers. Essa quantia não se deve ao aumento no número de compras, mas sim ao ticket médio que teve uma elevação de 8%.

Além disso, houve um aumento de 22% no número de compradores. Ou seja, mais pessoas fizeram compras online, recorrendo aos e-commerces para obter os produtos desejados.

Quais fatores influenciaram essa realidade?

  • a renda média familiar brasileira teve um aumento de 8%;
  • apenas 36% das transações comerciais realizadas não cobraram uma taxa adicional pela entrega (frete).

A maior parte das companhias do segmento de vestuário online utiliza estratégias inteligentes para atrair consumidores, como o frete grátis.

Qual é o papel dos dispositivos móveis nesse contexto?

Os smartphones e tablets têm uma participação altamente relevante nesse momento de transição comercial que o mercado moderno está passando. Muito mais do que ferramentas de entretenimento e comunicação, os dispositivos móveis permitiram que novos públicos fossem incluídos no ambiente digital.

Isso significa que as compras online deixaram de ser um hábito de compra seletivo, tornando-se uma tendência de consumo massiva. A prova disso é que, apenas em 2016, as compras realizadas por meio de smartphones representaram cerca de 21,5% do total de transações realizadas em comércios digitais.

Quais são as vantagens de comprar roupas online?

Melhores preços

Sem dúvidas, um dos motivos que têm levado as pessoas a comprar roupas online é o fato de que os preços são significativamente mais competitivos. O fato de uma loja virtual não precisar de uma infraestrutura tão onerosa quanto a de uma loja física, permite que o e-commerce pratique preços mais baixos e mais atrativos aos olhos dos clientes.

Mais comodidade

Certamente, o segundo ponto que mais chama a atenção dos consumidores é a comodidade de poder fazer compras a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, é possível comprar roupas online no conforto de sua casa, poupando tempo e dinheiro, além de poder contar com diversas formas de pagamento.

Versatilidade na hora de comparar produtos

Ao realizar compras diretamente nos estabelecimentos físicos, caso a pessoa decida comparar preços em outras lojas antes de tomar a decisão final, ela terá que se locomover pela cidade, gastando dinheiro e tempo.

Comprar pela internet permite que o usuário navegue por muito mais lojas e encontre muito mais variedades de produtos com apenas alguns cliques de distância. Além disso, existem sites que facilitam ainda mais essa função, fazendo a comparação automática de preços e produtos de acordo com as preferências do usuário.

O consumidor moderno tem expectativas das lojas de roupas que compra. Confira nosso e-book e saiba como atendê-las!

Atenda às expectativas do consumidor moderno em 5 passos!

Como você pôde conferir neste artigo, comprar roupas online não é uma simples moda de momento, mas uma forte tendência comercial que está dominando o mercado, alcançando os mais variados públicos. Por isso, para manter seu índice de competitividade em alto, diversas empresas têm investido no seu espaço virtual.

Agora que você já conhece os principais motivos que têm levado as pessoas a comprar roupas online, não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!




Por
30/01/2018

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


Assine nosso blog

Assine nosso blog