Qual é a melhor metodologia de pós-venda para uma loja multimarca?


Qual é a melhor metodologia de pós-venda para uma loja multimarca?

Ao contrário do que muitos pensam, a venda é apenas o começo de uma trajetória — e não o final de um processo. Fidelizar o cliente e garantir que ele compartilhe uma boa experiência de compra em sua loja são algumas das missões do pós-venda que, para ser bem realizado, requer técnicas e ferramentas consolidadas.

Tanto para a abordagem ativa quanto para a reativa, é preciso ter boa comunicação e gestão. Elencamos algumas metodologias que podem ajudar nessa missão. Confira abaixo! 

Aposte nos e-mails como ferramenta de pós-venda

Solução barata e eficiente, o e-mail tem a grande vantagem da conveniência: o consumidor vai abrir a mensagem em um momento em que tiver disponibilidade para a leitura — assim, você não corre o risco de seu contato incomodá-lo ou interrompê-lo em alguma atividade importante.

Por essas características, os e-mails são particularmente úteis para tarefas como confirmação de pedido, compartilhamento dos canais de atendimento, solicitação e avaliações de avaliação e outras situações que não exijam retorno imediato.

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Um bom e-mail de pós-venda deve ser sempre personalizado com o nome do cliente e encaminhando informações que, de fato, têm a ver com ele. Não há nada mais desagradável do que receber contatos que não dizem respeito ao seu perfil ou ao negócio que você fechou com a empresa.

No quesito personalização, também é possível substituir ou complementar o e-mail com outras ferramentas mais rápidas, como os aplicativos de mensagens instantâneas (Messenger e WhatsApp, por exemplo), que são mais pessoais e agilizam o processo sem invasões.

Saiba usar o telefone

As ligações não podem ser sua principal forma de comunicação, mas elas têm uma função indispensável: a de lidar com urgências e evitar que o cliente fique ansioso ou se sinta desamparado diante de um problema. Telefonar pode ser uma boa opção em situações como o atraso de uma entrega, a falta de um produto ou problema no processamento do pagamento.

Mantenha uma rotina de comunicação

As necessidades de seu cliente tendem a se repetir de tempos em tempos, ou se ampliar à medida que o tempo passa. Por isso, mantenha contato com ele: a chegada de novas coleções, datas comemorativascampanhas de descontos são uma ótima oportunidade para isso. 

Dica: Como e quando devo fazer liquidações?

Lembre-se, porém, que vender não pode ser a única motivação de seus contatos. No pós-venda, envie informações de assistência técnica e dicas de como usar melhor o produto, entre outras possibilidades de abordagem.

Aposte em um CRM para gerenciar o pós-venda

O CRM, sigla que em português pode ser traduzida para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta simples, que serve para tornar mais eficazes as práticas do dia a dia de seu negócio.

O CRM, na verdade, é uma forma de ter cuidado com o seu cliente. Com a ferramenta, fica mais fácil organizar e atualizar seus contatos, fazer mailings, etc. Você poderá ter uma ideia mais clara do perfil de seu público e, por exemplo, fazer ações de cross selling ou de up selling

Mesmo que seu orçamento seja restrito, não motivo para preocupação: há CRMs de baixo custo — ou mesmo gratuitos — disponíveis na internet.

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02/06/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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