Saiba como receber feedbacks de maneira profissional da sua equipe


Saiba como receber feedbacks de maneira profissional da sua equipe

Os gestores vêm sendo há décadas treinados pelas empresas para darem um bom feedback aos seus funcionários, mas muitas vezes não são preparados para receber um feedback de sua equipe — ainda mais se este for um feedback negativo, ou seja, se a mensagem não se ajusta a imagem que o profissional tem de si mesmo.

Feedbacks positivos e até construtivos, por outro lado, são bem recebidos e na grande maioria das vezes até inspiradores. Mas os feedbacks negativos, e às vezes até os construtivos, são compreendidos de forma crítica, destrutiva ou acusatória, sendo mais difícil de ser recebido abertamente.

Porém, tão importante quanto saber dar feedbacks é saber como recebê-los, pois são eles que nos tornam consciente do que fazemos ou deixamos de fazer e nos dão a oportunidade de melhorar, crescer e nos desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

Por isso, preparamos este post especialmente para você. Confira como receber feedbacks da sua equipe de maneira totalmente profissional e aproveitar cada um deles para o seu crescimento!

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Veja o feedback como um presente

Imagine que o feedback é um presente que você recebe de seus companheiros de trabalho. Toda mensagem recebida em forma de feedback tem alguma utilidade, mesmo aqueles com um conteúdo negativo. Por isso, não se feche. Aceite e agradeça a cada um dos feedbacks recebidos.

Adotar uma postura aberta e interessada, ser receptivo a novas ideias e as opiniões diferentes é algo que pode lhe ajudar bastante na hora de receber um feedback. Existem várias maneiras de fazer uma mesma coisa, quando optamos por fazer algo a fim de aprender com aquilo estamos propensos a nos deparar com várias surpresas.

Ao receber um feedback, principalmente um negativo, a primeira reação que vem à mente é a de se fechar. Não faça isso, muitas vezes as pessoas a nossa volta veem coisas que não somos capazes de ver em nós mesmos e quando nos avisam de algo que desconhecíamos pode ser muito mais fácil do que descobrir da pior maneira.

Não interprete, pergunte

Não fique tirando conclusões precipitadas ao receber um feedback. Caso tenha alguma dúvida, simplesmente pergunte. Muitas das falhas de comunicação que acontecem são porque as pessoas costumam tirar conclusões precipitadas de suas impressões em vez de procurar enxergar os fatos.

Também é importante ouvir com atenção (ou ler) a mensagem que está sendo transmitida no feedback, sem interrupções, sem ficar tentando interpretar e também sem tentativas de se justificar. Se você simplesmente se concentrar em ouvir, sem julgar o conteúdo do feedback certamente conseguira absorver muito melhor a mensagem passada.

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Evite se justificar

Quando alguém recebe um feedback, o cérebro automaticamente ativa um mecanismo de proteção e autodefesa que faz com que a pessoa queira se justificar ou se desculpar como uma forma de reduzir o impacto da mensagem recebida ou se sair melhor da situação. Não faça isso.

Mesmo que você se sinta incomodado com a mensagem transmitida no feedback, ignore a vontade de buscar justificativas para algo que esteja fazendo de errado. Se você fizer isso, sua mente estará ocupada criando justificativas e retaliações e você acabará não ouvindo ou recebendo o feedback corretamente.

Em vez de se esforçar para justificar o que foi feito errado, se esforce para encontrar formas de não cometer mais o mesmo erro.

Assuma um compromisso de melhora

Quando você assume um compromisso de melhorar ou corrigir algo de acordo com o que foi apontado no feedback, você acaba não só mostrando profissionalismo e demonstrando que entendeu a mensagem passada, mas também entende o feedback como um processo positivo para o seu desenvolvimento.

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Por isso, a partir do feedback estabeleça pontos a serem melhorados, trace metas, crie prazos e assuma compromissos com foco em resultados. Avalie seu desenvolvimento periodicamente e peça mais retornos a sua equipe para assegurar-se de que está no caminho certo.

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Receber feedbacks profissionalmente é algo que só tem a colaborar para o seu crescimento, tanto profissional como pessoal, por isso esforce-se para recebê-los abertamente como um presente. E você, sabe como receber feedbacks? Como costuma reagir ao receber um? Deixe seu comentário!




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06/06/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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