Vendedor de loja roupas: como aumentar o ticket médio das vendas em cada atendimento


Vendedor de loja roupas: como aumentar o ticket médio das vendas em cada atendimento

Quem trabalha com venda de roupas não demora a aprender que não basta vender, é preciso vender bem. Isso é, além de satisfeito, o cliente deve sair com o maior número de peças, pois essa é a principal forma de como aumentar o ticket médio de suas vendas e, por consequência, seus rendimentos.

Algumas práticas e atitudes podem ajudar a garantir que o seu ticket seja sempre crescente. Aqui vão algumas delas!

Pense por combinação

Quando um cliente entra na sua loja procurando um produto, é importante que você já comece a pensar em combinações, ou seja, outros produtos que sejam complementares àquele que está sendo buscado.

No início, as combinações são óbvias (sapatos e meias, guarda-chuva e galochas), mas com o tempo você vai desenvolvendo soluções mais sofisticadas, levando em conta as tendências do mercado e o próprio perfil dos clientes. As pessoas gostam de soluções para seus problemas e, se puderem, estão dispostas a pagar por isso.

É importante que você saiba o que não se deve usar na hora de montar a produção para o seu cliente. Pensando nisso, criamos um guia completo com dicas para montar os trajes perfeitos para todas as ocasiões. Clique o banner abaixo e confira!

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Faça promoções

Outra ideia que tem um enorme poder sobre os clientes é sair da loja com a sensação de que fizeram um bom negócio. Por isso, o bom vendedor deve avaliar todas as possibilidades de ofertas, promoções, presentes e mimos que estão disponíveis.

Para chegar lá, vale dar frete grátis, descontos crescentes por valor da compra, acréscimos de produtos em pacotes (o famoso “leve 3, pague 2”), cortesias para clientes frequentes ou que estejam fazendo sua primeira visita à loja e por aí vai.

Pensando direitinho, sempre dá pra encontrar uma maneira de fazer o consumidor se sentir bem por ter feito uma compra vantajosa.

Diversifique para aumentar o ticket médio

Essa dica tem tudo a ver com a primeira. Quanto mais diversificada for a sua loja, mais opções de produtos o cliente tem para escolher e maior será o universo para você construir suas combinações.

Apenas um cuidado deve ser tomado: esse crescimento precisa ser orgânico. Os produtos acrescentados ao catálogo devem ter relação com o gosto do cliente e o crescimento da oferta não pode ser uma “bola nas costas” do estoque. É preciso pensar e planejar antes a maneira de lidar com um catálogo maior e mais complexo.

Dica: 

Invista no ambiente

A maneira como você apresenta sua loja ou aquela seção específica que lhe diz respeito como vendedor pode fazer toda a diferença no tamanho do seu ticket.

Tenha em mente que um ambiente limpo, iluminado, confortável e com uma boa música alegre e energizante torna muito mais fácil alcançar boas vendas!

Invista em você

A sua postura durante a venda é fundamental. Quando em contato com cliente, procure ser uma pessoa positiva, com um aperto de mão que passe energia e disposição. Busque estabelecer diálogo sem ser invasivo. Lembre-se de que é uma pessoa que está ali, não apenas uma possibilidade de venda.

Ao enxergar alguém que se interessa por ele e com quem gosta de passar alguns minutos do seu dia, o cliente estabelece com o vendedor uma relação de confiança e torna-se mais aberto às suas sugestões.

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19/05/2017

A M.POLLO é a marca do Homem. A rigidez e atitude do homem moderno são expressas nas nossas peças. Por meio delas, levamos um pouco das tendências que realmente importam para você.


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